sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Mancha Verde


O Grêmio Recreativo e Cultural Torcida Mancha Alviverde (ou apenas Mancha Alviverde) ainda conhecido por Mancha Verde é a maior torcida organizada do Palmeiras. Foi fundada no dia 11 de novembro de 1997, por integrantes da ex-torcida e atual entidade carnavalesca Mancha Verde.

Seu símbolo é o personagem dos quadrinhos da Disney, Mancha Negra. Nos jogos do Palmeiras a Mancha Alvi-Verde fica atras do gol, no setor amarelo do Estádio do Palestra Itália, onde agora é a "Jaula" do Estádio Palestra Itália. É, segundo estimativas, uma das maiores torcidas organizadas do Brasil na atualidade.

Surgimento

A Mancha Verde foi fundada no dia 11 de janeiro de 1983, resultado da fusão de três antigas torcidas organizadas (Império Verde, Inferno Verde e Gremio Alviverde). Na época sentia-se a necessidade de se organizar uma nova e sólida representação para a Torcida Palmeirense nas arquibancadas.

[editar] O nome "Mancha Verde"

Composta na época de sua fundação basicamente por jovens e adolescentes, sugeriu-se uma denominação que se tornaria inclusive o símbolo representativo da Torcida, baseado em um dos personagens das revistas em quadrinhos. Tal personagem passava uma imagem de irreverência e rebeldia, mas sempre aliada ao humor e a uma inegável simpatia, fatores estes preponderantes nesta escolha. Portanto não existe maldade na expressão "MANCHA" no nome da Torcida, sendo que a sua colocação no sentido pejorativo sempre foi feita por aqueles que procuram atingí-la e difamar até nestes pequenos detalhes.

[editar] História

A "Mancha Verde" ficou conhecida nacionalmente pela festa que faz nas arquibancadas, pelo amor que tem a S.E.P de ir nos jogos onde quer que seja, mesmo que esteja nas piores situações, e pelo seu envolvimento em confusões com torcidas de outros clubes.

[editar] Reviravoltas

A Justiça de São Paulo estava atenta às torcidas organizadas, quando em meados da década de 1990 ocorreu o estopim para que elas fossem banidas. O acontecimento foi a briga entre torcedores de Palmeiras e São Paulo na Copa São Paulo de Futebol Júnior no estádio do Pacaembu. Assim a Torcida Mancha Verde foi judicialmente extinta em 1995, porém seus integrantes não a dissolveram de fato, transformando-a numa escola de samba, ainda no mesmo ano. Em 1997, tais integrantes resolveram restaurar a torcida organizada, porém, para que possíveis futuros problemas referentes à torcida não pudessem atrapalhar a trajetória da escola de samba, resolveram criar uma nova entidade, com sede, estatuto e diretorias próprias. Assim, em 1997 foi criada a Mancha Alvi-Verde, contando com a base dos mesmos integrantes da antiga Mancha.

Atualmente, a Mancha conta com mais de 38 mil sócios e diversas sub-sedes espalhadas pelo país e pelo mundo(Até no Japão ha sede da Mancha Alvi-Verde).

[editar] Amizade de torcidas organizadas

A Mancha Alvi-Verde, não é "sozinha", a mancha tem grandes aliadas, como:

Os Fanaticos


A Torcida Organizada Os Fanáticos (TOF) foi fundada em 24 de outubro de 1977, é a principal e mais tradicional torcida organizada do Clube Atlético Paranaense. Tem como símbolo a Caveira. Hoje com quase 25 mil associados, sendo assim a maior torcida organizada do sul do Brasil.

História

O primeiro semestre do ano de 1977 foi marcado pela extinção do ETA (Esquadrão da Torcida Atleticana). Para não ficar sem torcida organizada, alguns jovens começaram a criar idéias para preencher esta lacuna. Esse grupo imaginou algo novo, uma faixa preta escrito Os Fanáticos em branco, além de 3 bandeiras. O primeiro jogo não é considerado a data de fundação oficial da torcida, pois apenas dois jovens dos integrantes da torcida foram ao jogo. Numa conversa rápida com outros garotos que faziam parte de um grupo conhecido por Torcida Jovem, decidiram que no jogo seguinte iriam se unir. Aproveitaram a parte escrita "torcida" de uma das faixas da Torcida Jovem, costuraram a outra parte da faixa: "Os Fanáticos"; deixando de lado o "Jovem", assim formando uma faixa, a metade vermelha escrita em preto, e outra em branco, sendo esta a primeira faixa oficial da Os Fanáticos. No dia 24 de outubro de 1977, num jogo contra o Brasília, foi oficialmente fundada a torcida.

Em 1978 o presidente Luck pediu que o conselho arrumasse uma maneira de ajudar a nova torcida, e com a doação de vários conselheiros pode-se comprar uma charanga completa. Com o dinheiro de uma rifa organizada pela torcida, foi possível comprar novas bandeiras e a confecção de uma nova faixa.

No ano de 1982, a torcida começou à fazer caravanas para assistir os jogos fora de Curitiba.

Em 1985, aconteceu sua primeira viagem internacional, num jogo das eliminatórias contra o Paraguai, em Assunção.

Em 1987 a torcida Os Fanáticos foi convidada a participar do 1º congresso de torcidas organizadas do Brasil. Nesta fase, o Atlético mandava seus jogos no Pinheirão.

Em 22 de maio de 1994 estreou a nova Baixada. Ao mesmo tempo a "TOF" adquiriu o terreno onde se encontra a atual sede.

No ano de 1996 foi inaugurada a sede oficial.

Em 1999 realizou-se as eleições vencidas pela Chapa Ação, esta presidida por Julio Cesar Sobota, que permanece até hojealize.

Amizades e alianças

[editar] Uniões

A Torcida Organizada Os Fanáticos faz parte da União com Máfia Azul, Leões da TUF e Remoçada, conhecida como Punho de Aço. Até os anos 80, tinha amizade com todas as torcidas da Punho Cruzado, mas uma richa com a TJF acabou com a saída da TOF da UPC, permanecendo com amizade apenas com a CMA (desta união). Todas as outras passaram à condição de rivais, por terem apoiado a TJF.



Mafia Azul


A Máfia Azul é a maior torcida de Minas Gerais, e a principal torcida do Cruzeiro Esporte Clube, se destacando por sua atuação sempre festiva e vibrante. Ela foi fundada no dia 20 de Junho de 1977.

Nos jogos do Cruzeiro em Belo Horizonte a torcida comparece com suas faixas, bateria e outros instrumentos, apoiando um dos maiores clubes do Brasil. Também é comum alguns de seus integrantes viajarem para acompanhar o Cruzeiro em partidas realizadas em outras cidades.

Tudo começou, quando os irmãos Henri e Éder Toscanini, nos idos de 1976, aos 15 e 14 anos, respectivamente, vendo a atuação das torcidas Cru-Chope e Raposões Independentes, sonhavam com uma torcida que representasse o Bairro Floresta. O conhecimento dos dois irmãos foi realizado pelo agito das discotecas, junto com o pessoal do tradicional bairro da Floresta, localizado na Zona Leste de Belo Horizonte.

"Começamos com o lençol da cama dos irmãos", dizem os amigos. Pintaram ela com o nome de "MARFIA AZUL", assim mesmo com "R", porque o irmão Henri tinha pintado errado. Levamos para o Mineirão e ninguém conseguia entender nada. Não dava para ler nem a 20 metros de distância. O tempo passou e em 1977, os irmãos Toscanini, Caquinho Ornellas, Emilinho, Tuña, Alexandre Bastão, David Tanure, Sérgio Braga, Ricardo Gatti, Reginaldo Lima, Alexandre Aguiar (Careconi), Paulo Augusto (Popeye), Pedro Palhares, Leonardo Starling, Estevão Cupe, Juninho Patola, Lawrence Menezes, Frederico Martins, primeiros fundadores da Máfia Azul, levaram os lençóis da torcida para o Mineirão, como se fossem bandeiras.

Em 1978 juntaram-se a nós novos companheiros que muitos nos ajudaram no crescimento da Máfia: Wilsinho Colares, Ricardo Finelli, Antônio Torrão, Chicô, Renoir, Pedro Fiorini, Sulaiman, Alexandre Valadares, Tonico Rocha, Roninho Menezes. Com eles a Máfia Azul começou a se desenvolver.

A Máfia Azul sofreu um grande revés em 1983, com a morte do então presidente, "Torrão", que prestara relevantes serviços à torcida, que desmotivada, acabou paralisando por alguns meses as suas atividades. Porém a Máfia Azul não podia terminar assim. Antigos integrantes da Máfia, entre os quais, Alexandre Aguiar, Tuña Mendes, Leonardo Borges e Paulinho Popeye, resolveram fundar a Máfia Azul Cru-Fiel Floresta recomeçando o trabalho de reconquistar os torcedores.

Neste trabalho, deve-se destacar o enorme empenho de Leonardo Borges, que dedicou todo o seu tempo a esta causa. O sucesso não demorou a surgir, logo, antigos integrantes da Máfia Azul se motivaram e vieram juntar-se ao grupo. Ressurgiu, então, a MÁFIA AZUL CRU-FIEL FLORESTA, esta onda azul, "perpetuamente em festa".

A Máfia Azul experimentou um espantoso crescimento principalmente com a boa fase do Cruzeiro iniciada nos anos 90 com a conquista de títulos regionais, nacionais e internacionais pelo clube e o crescimento espantoso da sua torcida, ela ficou conhecida no Brasil por ser uma torcida vibrante e fiel que apoia o time o jogo inteiro, mesmo estando perdendo.


Os Imbativeis



A Torcida Uniformizada Os Imbatíveis (TUI) (chamada popularmente de Os Imbatíveis) é uma torcida organizada do Esporte Clube Vitória. Fundada em 1997, a TUI está, atualmente, entre as principais Torcidas Organizadas do Norte/Nordeste do País. O símbolo da torcida é o Capitão Caverna.

Entre os sócios da Torcida estão alguns ilustres torcedores como o pugilista Acelino POPÓ Freitas. Outro ilustre torcedor Rubro-Negro é o músico da Banda Tihuana, Fernando Baía que geralmente vai ao seus shows com camisas do Vitória.

No Barradão, a torcida fica no fundo do gol à direita das cabines de rádio. Antigamente, localizava-se um pouco mais a esquerda do local atual devido ao enorme número de organizadas no Estádio.

Na antiga Fonte Nova, a TUI ficava no anel superior no fundo do gol que dava para a Ladeira da Fonte das Pedras.

www.osimbativeis.com.br

Bamor


A Bamor foi fundada no dia 12 de agosto de 1978 por um grupo de estudantes do Colégio Marista e é a maior torcida da Bahia.Tem como lema "Ninguém nos vence em vibração", frase presente no hino oficial do Bahia.

A maior crise da Bamor ocorreu em 1995. A eleição para presidente levou a diretoria a se separar. Na época a direção da atual Bamor, que detém o registro da marca, criou um estatuto no qual o presidente deveria ser eleito e não escolhido. Isso resultou numa modernização da torcida, com a eleição de um diretoria jovem.

Antes da divisão, a Bamor era a torcida que mais possuía bandeiras no Nordeste - mais de 80[carece de fontes?]. Com a separação, os antigos diretores tomaram posse de grande parte do material, que ainda hoje a Bamor tenta reaver através de medidas judiciais. Além disso, muito material foi perdido no incêndio do depósito na Estádio da Fonte Nova e outras no decorrer do tempo.

No final da década de 1990, a Bamor foi eleita pela Revista Placar a maior torcida do Nordeste, recebeu um carro como prêmio. Além disso, na mesma época ganhou outro concurso e passou a ser patrocinada pela cervejaria Brahma.[carece de fontes?]

Em 2001, a torcida lançou seu site oficial na internet. O mascote da Bamor é o Taz, personagem de desenho animado criado por Warner Bros.

Em 2008, A bamor sai na frente mais uma vez! como única torcida do estado lança sua loja oficial, sua sede social e ré-inaugura sua sede principal!

EM 2009 a Torcida Bamor vem inovando mais uma vez, com a campanha "Bamor uma nova era" Que é simplesmente o resgate da história dessa grande torcida.

Torcidas Aliadas: Bamor possui respeito de várias torcidas organizadas pelo Brasil. Entre elas está Galoucura (Atlético-MG), Torcida Jovem & Fúria Jovem (Botafogo), e entre outras que além de fazer parte de uma gangue chamada "União Dedo pro Alto"